Quatro formas de as equipes de vendas trabalharem melhor e mais rápido

Com a competição cada vez mais acirrada, as equipes de vendas precisam fechar negócios rapidamente ou os clientes começam a procurar em outro lugar. Veja nossas quatro principais dicas, confirmadas por exemplos reais, de como você pode trabalhar de forma mais inteligente simplificando processos, mantendo a sincronia e tendo as informações certas na ponta dos dedos independentemente de onde você estiver trabalhando.

1. Fique em sincronia usando atualizações instantâneas

O Specialty Fashion Group é o maior grupo de varejo de roupas femininas da Austrália, com 900 outlets e sete lojas on-line. Antes, os associados de vendas precisavam aguardar e-mails e fax para receber atualizações importantes, mas com o Google Drive, eles agora podem receber detalhes a cada minuto sobre merchandising, promoções, layouts de loja e reduções de preço. O acesso mais rápido a informações críticas impulsionou a marca SFG, melhorou as operações e ajudou a criar uma força de trabalho mais feliz e mais produtiva.
Tenha sempre acesso on-line fácil às últimas informações sobre produtos e vendas usando o Google Drive para armazenar arquivos e pastas na nuvem. Todos compartilham os mesmos arquivos no mesmo lugar, portanto você sempre tem a versão certa. E o Google Drive sincroniza automaticamente todas as alterações, portanto as folhas de especificações, preços e promoções disponíveis são sempre atuais.

Como o Google Apps é muito intuitivo e fácil de usar, nós conseguimos pular gerações de tecnologia de uma só vez.

                       —Glenn Ryan, Diretor de gerenciamento de programa, Specialty Fashion Group

2. Trabalhe de forma mais inteligente em viagens de negócios
Com clientes em 75 países, a USV Limited é uma das principais empresas de assistência médica da Índia. Entretanto, com o crescimento da empresa, a tecnologia no local de trabalho deles não conseguiu acompanhar o ritmo. Os relatórios de vendas eram irrelevantes no momento em que eram conferidos, e a equipe de venda não conseguia acessar tarefas importantes quando estavam em trânsito. Agora, o Google Apps permite que todos acessem todas as tarefas de qualquer lugar usando laptops, tablets e smartphones. E como os vendedores e executivos podem atualizar e analisar relatórios em tempo real, a USV pode responder rapidamente à demanda do mercado.

O Google Apps torna mais fácil trabalhar em trânsito, portanto nada fica para trás. Todos na sua empresa podem acessar e editar documentos, verificar e-mails e atualizar agendas usando um laptop, tablet ou smartphone, independentemente de onde estiverem. E eles podem continuar editando as apresentações e os documentos mesmo quando não há Wi-Fi ou conexão de dados.

Uma das grandes vantagens do Google é permitir que nossos funcionários acessem e compartilhem e-mails e documentos de forma fácil e segura a qualquer momento, de qualquer lugar, usando laptops, tablets e smartphones. Isso muda totalmente as coisas, principalmente para nossas equipes de vendas em campo.

                                             — Meheriar Patel, CIO, USV

3. Simplifique propostas de vendas

A KATZ Americas produz descansos de copos personalizados para bares e restaurantes do Alasca à Argentina. Usando o Google Drive, a empresa reduziu o tempo médio para fornecer estimativas e esquemas de design de uma semana para três dias: um representante de vendas pode até mesmo usar o smartphone dele com conectividade de dados para fornecer um esquema e fazer cotações em minutos. Agora, em vez de trocar e-mails com arquivos muito grandes de design, a equipe de propostas cria uma só pasta no Drive, onde todos podem compartilhar, editar e colaborar nas versões mais recentes dos arquivos do projeto.
A velocidade com a qual uma proposta é enviada para o cliente pode determinar o sucesso de uma transação de negócios e o Drive pode ajudar sua equipe de vendas a passar do aperto de mão à cotação em questão de horas. Os membros da equipe podem criar conteúdo em conjunto simultaneamente em Documentos e Planilhas Google compartilhados. E os executivos podem fornecer feedback e aprovações urgentes diretamente no trabalho, eliminando a necessidade de diversas trocas de e-mails que atrasam o processo.

"O Google Apps permitiu que nós fornecêssemos a nossos clientes um serviço pessoal e imediato, e nos deu uma enorme vantagem em relação à concorrência."

                                                                           — Tom Muraca, Diretor de marketing, KATZ Americas

4. Crie um portal de aprendizagem para a equipe de vendas


Para criar um hub de vendas para seus mais de 50 hotéis boutique espalhados pelo mundo, a Commune Hotels and Resorts adotou o Google Drive e o Google Sites. Agora, mais de cem vendedores em todos os locais têm acesso instantâneo à versão mais recente de documentos de treinamento, materiais de campanhas de marketing, materiais promocionais e detalhes da propriedade. Com as informações de todo o portfólio da Commune agora em um único local, a empresa observou um aumento significativo de vendas cruzadas em diferentes cadeias de hotéis.

Com apenas alguns cliques, é possível criar um portal corporativo interno com o Google Sites e usá-lo para compartilhar materiais de vendas e de treinamento armazenados no Google Drive. O portal proporciona aos representantes de vendas um único local fácil para acessar documentos, planilhas, apresentações e vídeos importantes. E o site é fácil de usar de qualquer lugar porque ele se reestrutura automaticamente para tablets e smartphones.

Agora, com o Google Drive e o Google Sites, toda a nossa equipe de vendas pode acessar um único lugar para ter todo o material de que precisa.

                                                                                    — Mike Blake, CIO, Commune Hotels and Resorts