Google Drive: saiba digitalizar documentos usando o smartphone


Que tal transformar o seu smartphone num scanner para digitalizar documentos? Nessa coluna será apresentado um recurso que permite a digitalização de qualquer documento ou foto, e salvá-lo em arquivo no formato PDF e enviá-lo automaticamente para o Google Drive, confira.

A digitalização de documentos é uma funcionalidade do aplicativo oficial do Google Drive, e disponível para download gratuitamente na Google Play e App Store. Depois de instalado, o app irá utilizar a conta do Google vinculada ao aparelho para enviar os documentos digitalizados ao servidor de arquivos na nuvem. Para digitalizar um documento, siga os passos descritos abaixo:


1 - Posicione o documento que será digitalizado num local com boa iluminação.


2 - Abra o app do Google Drive e toque no ícone no formato do sinal de mais.


3 - Toque na opção 'Digitalizar'.


4 - Posicione a câmera sobre o documento.


5 - Toque no ícone em formato de 'bolinha' para fazer a captura da imagem.


6 - Selecione a área capturada correspondente ao documento que será salvo. É possível definir se o documento será colorido ou em preto e branco.


7 - Toque sobre o ícone em formato de 'check' para finalizar a digitação.

O arquivo será salvo no formato PDF na memória do smartphone e também será enviada uma cópia do arquivo para o Google Drive.